sábado, 22 de maio de 2010

PRECE DE GRATIDÃO Olímpia Gonçalves de Carvalho

PRECE DE GRATIDÃO

Senhor Jesus, como povo de Deus, assinalado pelo amor de Cristo,aqui nos reunimos para participar desta Celebração Eucarística para agradecer mais um encontro pelos 316 anos de Fundação e dos 47 de Emancipação de nosso Município.
Reconhecendo o seu poder de Pai, pedimos:
Eduque-nos como famílias santas e missionárias.
Exerça o seu poder Celestial em Itaverava, nossas famílias, pastorais , em nossas crianças,em nossos jovens, em nosso Clero e em nossa Pátria.
Pedimos que revele a luz eterna sobre nossos antepassados, que muito lutaram pela nossa cidade e às vezes não conseguiram realizar seus objetivos e hoje se encontram na eterna morada.
Senhor, continue enviando-nos cidadãos com entusiasmo,justos e solidários, a favor do desenvolvimento: sendo assim, pautaremos uma jornada feliz,nobre ,digna , progressista e abençoada.
Suplicamos, neste momento tão sublime:
Olha para os jovens de Brasil de Itaverava e do mundo inteiro! Proteja-os dos maus caminhos defenda-os dos vícios e traga-os para morar no coração de todos nós e no seu coração de Pai.
Abençoa as crianças doentes,abandonadas e principalmente aquelas que nunca ouviram falar o nome Jesus.
Senhor,estamos vivendo um tempo de insegurança, infidelidade,desamor,desrespeito,corrupção,falta de fé e sexualidade.
Proteja, Senhor a nossa juventude, inquieta desobediente, e afastada das mensagens do evangelho de Cristo.
Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil,envie-nos o Espírito Santo,para que nossas orações cheguem ao seu coração de Mãe e permaneçam no coração de todos nós.
Fazendo uma retrospectiva do passado, não podemos omitir os nomes dos Bandeirantes paulistas Francisco Rodrigues Siqueira e Manoel Pires Rodovalho. Rompendo densas matas com imensos sofrimentos,chegaram aqui. Posteriormente o povoado recebeu o nome Itaverava, devido as suas grandes jazidas de ouro e pedras preciosas no subsolo.
Aos Construtores da Matriz, aos escravos e ao exímio pintor Manoel da Costa Athayde, que nela deixou maravilhosas pinturas, de grande valor e de uma inigualável beleza exuberante capaz de deslumbrar qualquer poeta.
Vejamos o teto! Que obra magnífica e divinal! E logo a entrada,quantas inscrições em latim,das quais, menciono esta,traduzida pelo cônego Acrísio
“ ESTE LUGAR NÃO É OUTRO,
SENÃO A CASA DE DEUS
E PORTA DO CÉU”!
Agradecemos e oramos para todos os sacerdotes por que passaram e que deixaram marcas indeléveis nos corações de seus paroquianos, transformando-os em verdadeiros Cristãos.
Aos ilustres itaveravenses que já partiram como: Escritores e autores de monografias referentes à história de Itaverava, do livro “Itaverava Núcleo de Bandeirantes”.
Poetas, Poetisas, Prefeitos,Trabalhadores,Cantores e Cantoras do Coral,que alegravam as festividades com suas músicas sacras e harmoniosas,as Bandas de Músicas e Congado.
Aos Compositores do Hino Itaverava, Senhores: José Severiano da Silva e José Gonçalves Martins,Todos esses e outros mais fizeram parte de um cenário lindo,deixando marcas profundas em nossos corações e que jamais serão apagadas.
A todos nossos eternos agradecimentos e a Paz de Cristo!
-
Ouviremos, agora, um cântico dedicado ao itaveravense de escol:
Padre Luiz Martins Neiva.
Para encerrarmos esta Celebração Eucarística, recebemos das mãos do Sacerdotais a sua bênção. Logo estaremos o Hino de Itaverava.
Olímpia Gonçalves de Carvalho
(Ex-Diretora da Escola Estadual Conselheiro Antão durante 20 anos)

Itaverava, Minas Gerais, Brasil:
Em 18/03/2010

Nota:
(Prece de Gratidão
Escrita e apresentada às 10 horas na Matriz Santo Antônio de Itaverava - MG)

---***---


Nenhum comentário:

Postar um comentário